Em termos técnicos, o Bacula é um Programa de Backup em rede, conforme mostra o diagrama a seguir:
Funcionalidades Únicas:
- Geração de formato aberto (não proprietário) de gravação (pode ser lido pelo tar e dump do Unix) – adeus ao aprisionamento tecnológico;
- Armazenamento do seu catálogo em banco de dados padrão SQL: PostgreSQL ou MySQL
- Suporte a compressão dos backups nos algorítimos livres GZIP e LZO;
- GPL – sem custos com licenças, conhecimento e possibilidade de customização da ferramenta na versão community.
Outras características:
- Estrutura cliente/controlador dos backups/storage independentes
- Gerência (operação, configuração e monitoração) centralizada por meio de interface gráfica web multi-usuário;
- Console texto de administração, para fins de contingência;
- Autenticação dos serviços de backup através de senha e de chave criptográfica
- Armazenamento dos backups em dispositivos de disco e fitas magnéticas;
- Funcionalidade nativa de limite de tráfego de rede para os backups;
- Desduplicação por máquina, de arquivos backupeados;
- Backup tipo cópia / migração
- Inúmeros canais de suportes pela comunidade (mailing lists, forums, IRC channel, etc.)
- Farta documentação disponível na Internet.
- Portabilidade (módulos para diferentes sistemas operacionais – Windows, Linux, MAC, etc. – são compatíveis.
- Infinidade de recursos para a customização de backups.
- Funcionalidade que permite a execução de scripts (ou executáveis) antes/depois do início de jobs (backup/restore), tanto no cliente quanto servidor Bacula.
- Operação via linha de comando ou GUI (inclusive, com diferentes interfaces web desenvolvidas pela comunidades. Destques: webacula e o bacula-web – ferramentas de visibilidade gerencial, com gráficos, etc., sendo que a primeira ainda possibilita operações de backup, restore…)
- Suporte a maioria dos dispositivos de storage do mercado (inclusive mídias ópticas).
- Funcionalidade para o envio de mensagens de log dos trabalhos de backup/restore ou ainda instruções para o operador de backup (diferentes perfis).
- 100% compatível com o esquema GFS.
O Bacula pode, perfeitamente, substituir as ferramentas proprietárias mais comuns (como, por exemplo, o ArcServe da Computer Associates e o TCM, da IBM).
Suporte às seguintes plataformas, dentre outras:
◾ Gnu/Linux: Ubuntu, Debian, Red Hat, SUSE, e outras
◾ Windows 32bits e 64bits,
◾ Mac OS X,
◾ Solaris, OpenSolaris,
◾ HP-UX, AIX e FreeBSD
Como funcionam os módulos do Bacula:
Director Daemon
Este serviço é responsavel pela administração de todos os processos de backup, restaure, verificação e arquivamento. O Administrador de Sistema usa o Director Daemon para efetuar agendamentos de backup e para recuperar arquivos.
Console Manager
Este programa ajuda o administrador ou o usuário a se comunicar com o Director Daemon, pode ser executado em qualquer computador da rede e em sistemas operacionais diferentes, atualmente existem 3 versões do Console Manager: em texto puro (TTy), em interface gráfica usando bibliotecas do Gnome e uma usando bibliotecas wxWidgets (tanto em formato Unix quanto em Windows).
File Daemon
Este serviço (ou programa cliente) é o software que é instalado na máquina que vai ser protegida pelo backup, ou seja, ele vai ser responsável por enviar os arquivos solicitados pelo Director Daemon pela rede. Ele também é responsavel em administrar a gravação dos arquivos de restauração comandados pelo Director Daemon. Existem versões do File Daemon para diferentes sistemas operacionais: Linux, *BSD, Unix, Windows (9x,NT,2000,XP,2003)e Macintosh(OSX).
Storage Daemon
Este serviço consiste em administrar a gravação e restauração dos dados e atributos dos backups fisicamente em midias apropriadas, essas podem ser volume de dados gravados diretamente no disco rigido ou alguma mídia removivel (Fita DAT, DVD, CD, etc…)
Catalog
O serviço de catalogo é o programa responsável por manter uma indexação de todos os arquivos que são armazenados no backup e gerar uma base de dados dos volumes gerenciados pelo Director Daemon. O Catalog agiliza a busca de um arquivo no backup na hora que o administrador de sistema necessita efetuar uma restauração, como ele mantém uma base de indexação dos arquivos gravados, a busca por um arquivo no meio dos volumes é mais rápida.